Notícias

Paulo Guedes teria empresas offshore em paraíso fiscal, segundo ICIJ

Além do ministro da Economia, o presidente do Banco Central também teria negócios no exterior


03/10/2021 17h04

O ministro da Economia e o presidente do Banco Central possuem empresas em paraísos fiscais, segundo a “Pandora Papers”. A apuração do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) também aponta que Paulo Guedes e Roberto Campos Neto mantiveram o funcionamento de seus empreendimentos mesmo após fazerem parte do Governo Federal em 2019.

As offshores de Guedes e Campos Neto, duas das pessoas mais importantes para a economia do Brasil, estariam nas Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe. A investigação precisou de 615 jornalistas, de 149 veículos (dentre eles BBC, The Washington Post, Radio France, Die Zeit, NHK, etc.) e 117 países diferentes. Ambos os acusados afirmam que os negócios são declarados e descartam possíveis irregularidades.

Leia mais: Eduardo Paes confirma carnaval sem restrições no Rio de Janeiro em 2022

Neymar tem “pior desempenho da temporada” e tira nota 2,5 em derrota do PSG

Foi concluído que o presidente do Banco Central não fez investimentos após assumir o cargo, em respeito às regras. No entanto, o ministro não respondeu se houve qualquer tipo de movimentação ou ação do tipo. A atual legislação permite empresas offshores, contato que haja a declaração na receita e no banco, além de origem legal dos recursos. Aqueles que ocupam cargos públicos têm diversas restrições para garantir a imparcialidade.

Os dois teriam atuado para modificar normas específicas para essas empresas. Dentre as mudanças, houve o aumento do limite para os valores depositados no exterior, por exemplo. Outra tentativa é uma parte da reforma tributária proposta por Guedes. De acordo com o trecho, as offshores ficariam isentas do imposto sobre seus respectivos rendimentos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças