Notícias

Descarte correto do óleo de cozinha usado traz benefícios sociais, econômicos e ambientais

Depois de reciclado, o óleo vegetal serve como matéria-prima para a produção de biodiesel, produtos de higiene, tintas e até ração para os pets


04/10/2021 14h02

O óleo vegetal de cozinha é um item essencial para o preparo de alimentos e por isso está na lista de mercado das famílias há décadas. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), seu consumo anual ultrapassa a casa dos três bilhões de litros.

Entretanto, o descarte incorreto do óleo vegetal pode ser altamente prejudicial para o meio ambiente. Para conscientizar a sociedade sobre a importância da separação desse produto e dos benefícios da sua reciclagem, diversos projetos são colocados em prática, como o "Programa Óleo Sustentável", promovido pela ABIOVE e o Sindicato da Industria de Óleos Vegetais (SINDOLEO) desde 2012.

“Todo o óleo coletado, que é entregue voluntariamente pelos consumidores nos pontos de entrega, é levado para cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem, sendo destinado para produção de biodiesel e como insumo para a fabricação de tintas, vernizes, sabão biodegradável, ração animal, dentre outros. Desta maneira, os impactos ambientais do descarte irregular do óleo são mitigados e o óleo se torna um resíduo de alto valor, gerando empregos e contribuindo para a renda de diversas famílias”, afirma Cindy Moreira, coordenadora de sustentabilidade da ABIOVE.

No final de 2020, a ABIOVE, o SINDOLEO, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) assinaram com a Cetesb e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) um novo termo de compromisso para a "Logística Reversa de Óleo Comestível", no qual constam metas anuais de recolhimento e destinação do resíduo, instalação de pontos de entrega voluntária, distribuição geográfica das ações no estado, além de iniciativas de educação ambiental e comunicação. A meta para este ano é coletar 700 mil litros e chegar a um milhão em 2024.

No próximo dia 15, Dia do Consumo Consciente, às 14h, as organizações signatárias do termo de compromisso farão uma live com o objetivo de apresentar detalhes do programa e promover os benefícios do descarte adequado do óleo de cozinha usado para o varejo, sociedade e meio ambiente. Faça a inscrição por através deste link.

Leia também: “Instagram caiu, WhatsApp caiu, Facebook caiu, só falta o…”, diz Randolfe RodriguesBarroso exalta Congresso, STF, TSE e garante eleições livres em 2022

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças