Notícias

Descarte correto do óleo de cozinha usado traz benefícios sociais, econômicos e ambientais

Depois de reciclado, o óleo vegetal serve como matéria-prima para a produção de biodiesel, produtos de higiene, tintas e até ração para os pets


04/10/2021 14h02

O óleo vegetal de cozinha é um item essencial para o preparo de alimentos e por isso está na lista de mercado das famílias há décadas. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), seu consumo anual ultrapassa a casa dos três bilhões de litros.

Entretanto, o descarte incorreto do óleo vegetal pode ser altamente prejudicial para o meio ambiente. Para conscientizar a sociedade sobre a importância da separação desse produto e dos benefícios da sua reciclagem, diversos projetos são colocados em prática, como o "Programa Óleo Sustentável", promovido pela ABIOVE e o Sindicato da Industria de Óleos Vegetais (SINDOLEO) desde 2012.

“Todo o óleo coletado, que é entregue voluntariamente pelos consumidores nos pontos de entrega, é levado para cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem, sendo destinado para produção de biodiesel e como insumo para a fabricação de tintas, vernizes, sabão biodegradável, ração animal, dentre outros. Desta maneira, os impactos ambientais do descarte irregular do óleo são mitigados e o óleo se torna um resíduo de alto valor, gerando empregos e contribuindo para a renda de diversas famílias”, afirma Cindy Moreira, coordenadora de sustentabilidade da ABIOVE.

No final de 2020, a ABIOVE, o SINDOLEO, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) assinaram com a Cetesb e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) um novo termo de compromisso para a "Logística Reversa de Óleo Comestível", no qual constam metas anuais de recolhimento e destinação do resíduo, instalação de pontos de entrega voluntária, distribuição geográfica das ações no estado, além de iniciativas de educação ambiental e comunicação. A meta para este ano é coletar 700 mil litros e chegar a um milhão em 2024.

No próximo dia 15, Dia do Consumo Consciente, às 14h, as organizações signatárias do termo de compromisso farão uma live com o objetivo de apresentar detalhes do programa e promover os benefícios do descarte adequado do óleo de cozinha usado para o varejo, sociedade e meio ambiente. Faça a inscrição por através deste link.

Leia também: “Instagram caiu, WhatsApp caiu, Facebook caiu, só falta o…”, diz Randolfe RodriguesBarroso exalta Congresso, STF, TSE e garante eleições livres em 2022

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ