Nobel de Física vai para trio de cientistas por trabalho que ajuda a compreender mudança climática
Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi dividirão o prêmio que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões)
05/10/2021 10h05
Nesta terça-feira (5), a Academia Real das Ciências da Suécia anunciou os vencedores do Nobel 2021 em Física. O trio de pesquisadores Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi ganharam o prêmio deste ano “por contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos.”
O trabalho desenvolvido por eles ajudou a compreender como se dão as mudanças climáticas que afetam o planeta.
“Três laureados compartilham o Prêmio Nobel de Física deste ano por seus estudos de fenômenos ‘caóticos’ e aparentemente aleatórios. Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann estabeleceram a base do nosso conhecimento sobre o clima da Terra e como a humanidade o influencia. Giorgio Parisi é recompensado por suas contribuições revolucionárias à teoria de materiais desordenados e processos aleatórios”, anunciou a Academia.
Neste ano, os cientistas dividem prêmio de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a R$ 6,1 milhões. Do total, metade será para Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann, pelo modelo físico do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global. A outra metade irá para Giorgio Parisi, pela descoberta da interação de desordem e flutuações em sistemas físicos.
Veja o cronograma do Prêmio Nobel
Física: terça-feira (5)
Química: quarta-feira (6)
Literatura: quinta-feira (7)
Paz: sexta-feira (8)
Economia: segunda-feira (11)
Leia também: Ex-funcionária que denunciou Facebook depõe no Congresso dos EUA nesta terça-feira; Youtuber e estudante de odontologia Luciana de Farias morre vítima de Covid-19 aos 20 anos
REDES SOCIAIS