Notícias

"Temos que decidir, a prioridade é vacina ou é absorvente?", diz Damares Alves

Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos comentou sobre veto do presidente no projeto que distribuiria absorvente para população de baixa renda


08/10/2021 20h49

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, falou nesta sexta-feira (8), durante evento em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, à respeito do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no projeto que distribuiria de forma gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua.

Damares defendeu o veto do presidente e disse que o dinheiro do SUS precisa ser destinado à compra das vacinas. A comandante da Pasta das Mulheres foi na mesma direção do discurso de Bolsonaro. O chefe do executivo disse que texto aprovado pela Câmara e pelo Senado não estabeleceu fonte de custeio.

Leia mais: Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorventes femininos

"Hoje a gente tem que decidir, a prioridade é a vacina ou é o absorvente? As mulheres pobres sempre menstruaram nesse Brasil e a gente não viu nenhum governo se preocupar com isso. E agora o Bolsonaro é o carrasco, porque ele não vai distribuir esse ano", disse.

A ministra ainda disse que o governo vai distribuir o item básico de higiene às pessoas de baixa renda “na hora certa”. "Não vamos tirar o arroz da cesta básica para colocar um absorvente, mas estamos muito preocupados com isso sim", disse. 

"Nós estávamos construindo, antes da pandemia, um programa dentro do Ministério da Saúde em parceria conosco [MMFDH]. Por que a gente não entregou? Porque a gente não tem o dinheiro. O dinheiro foi para a pandemia, então a gente hoje não tem o dinheiro”, acrescentou a ministra.

O governo do Maranhão foi na contramão da decisão do chefe do executivo, e anunciou que vai distribuir absorventes para alunas da rede pública de ensino do estado. De acordo com texto publicado nas contas do governo, 163 mil jovens nos 217 municípios do estado serão beneficiadas com a medida, que deve ser iniciada em alguns dias.

Leia também: Governo do Maranhão anuncia distribuição de absorventes para alunas da rede pública

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ