Notícias

Senado aprova projeto que torna mais rígido o reconhecimento de suspeitos por fotografia

Texto do senador Marcos do Val (Podemos-ES) segue para votação na Câmara dos Deputados


13/10/2021 19h31

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto que torna mais rígido o reconhecimento de suspeitos de crimes por meio de fotografias. O texto do senador Marcos do Val (Podemos-ES) agora segue para análise e votação da Câmara dos Deputados.

O reconhecimento por meio de fotos já acontece no Brasil. O Projeto de Lei visa a mudança no Código Penal. Segundo o Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, 83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico são negros.

Leia Mais: "O Brasil não tem tempo para grosserias delirantes de Ciro, que só é notícia ofendendo Lula e Dilma”, diz presidente do PT

A medida prevê que o reconhecimento fotográfico não seja a única forma de acusar um suspeito, e deve estar reforçado com outra prova ou evidência. Além disso, coloca que julgamentos e sentenças condenatórias não podem ser utilizar apenas o mecanismo para decisões.

O texto proíbe também a apresentação de fotos apenas de suspeitos retirados de redes sociais de amigos ou de conhecidos da vítima e determina que, se o suspeito for absolvido após o processo transitado em julgado, a foto deve ser apagada dos registros e bancos de identificação.

Projeto de Lei agora segue para votação na Câmara dos Deputados.

Leia Também: Senado aprova medida cautelar em caso de violência doméstica

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças