Notícias

Estação Livre leva ao ar edição especial do Dia do Professor na TV Cultura

Programa que será exibido nesta sexta-feira (15) aborda a importância e vertentes da educação


13/10/2021 19h36

Nesta sexta-feira (15), o Estação Livre celebra o Dia do Professor com um programa sobre educação. A edição apresentada por Cris Guterres recebe o professor de história na Uneafro e ativista Douglas Belchior e Ednéia Gonçalves, educadora e socióloga. Na TV Cultura, o programa vai ao ar a partir das 22h.

A edição faz um panorama do setor educacional e aborda as consequências da pandemia da Covid-19, que prejudicou a aprendizagem e ainda causou um aumento da evasão escolar. Além disso, a metodologia e a figura do Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire são apresentadas ao longo do programa.

Reportagens

O Estação Livre abre o programa com uma reportagem sobre o educador Paulo Freire. O Patrono da Educação Brasileira é reconhecido mundialmente por sua metodologia própria de alfabetização. Figura de importância na história do país, ele acreditava na educação como ferramenta de mudança social e o programa aborda a sua persona.

Leia também: Senado aprova medida cautelar em caso de violência doméstica

Além disso, a edição conta a história de Thiago Torres, o garoto de periferia que entrou para uma das melhores universidades do país e é um sucesso nas redes. Ele tem muito a dizer pra quem acha que nunca vai chegar lá.

O programa também aborda a importância do rap como ferramenta pedagógica e educacional. Assim como o rap, o funk tem se mostrado mais do que um estilo musical da moda. O projeto Funkeiros Cults, de um jovem periférico de Manaus, compartilha memes e comentários sobre livros nas redes sociais.

Ainda no Estação, é discutida a presença do racismo em ambientes acadêmicos por meio de alunos de coletivos. Em reportagem, o programa aborda o crescimento de cursinhos pré-vestibulares voltados aos alunos de baixa renda e como movimentos sociais impulsionam a proliferação destes modelos.

Leia também: "O Brasil não tem tempo para grosserias delirantes de Ciro, que só é notícia ofendendo Lula e Dilma”, diz presidente do PT

Por fim, o educador, antropólogo e folclorista Tião Rocha faz um depoimento para o programa, corroborando sua tese de que Educação se faz em qualquer lugar, e a estudante Ana Beatriz Teixeira dá um depoimento sobre a importância das ações afirmativas para o ingresso de negros e indígenas nas universidades.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças