Notícias

Vladimir Putin afirma que Rússia pode aumentar fornecimento de gás caso necessário

A União Europeia busca outros fornecedores para amenizar a dependência do bloco, que enfrenta a alta nos preços e o risco de escassez do componente


14/10/2021 12h32

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que poderá aumentar o fornecimento de gás como medida para solucionar a crise energética que atinge a Europa.

O alto preço do gás natural faz com que países como Alemanha e Inglaterra dependam do país russo. Segundo Putin, a estatal Gazprom já aumentou o fornecimento ao continente em 10%. Entre 35% a 45% do gás consumido na Europa atualmente tem origem na Rússia.

A União Europeia busca outros fornecedores para amenizar a dependência do bloco, que enfrenta a alta nos preços e o risco de escassez do componente, que é uma das matrizes energéticas do continente, além de ser fonte de aquecimento de residências.

Segundo o Independent Commodity Intelligence Services, entre agosto e setembro o gás ficou 119% mais caro na Alemanha e 149% na França. O motivo seria a retomada da economia que exige demanda de energia das indústrias. Outra fonte de energia do continente, a eólica, também deixou a desejar ficando abaixo do esperado.

Leia mais: "Brasil só piorou de lá pra cá", diz Lula sobre impeachment de Dilma;Modelo da Astrazeneca é roubado por espião russo, alega RU

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ