Notícias

Vladimir Putin afirma que Rússia pode aumentar fornecimento de gás caso necessário

A União Europeia busca outros fornecedores para amenizar a dependência do bloco, que enfrenta a alta nos preços e o risco de escassez do componente


14/10/2021 12h32

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que poderá aumentar o fornecimento de gás como medida para solucionar a crise energética que atinge a Europa.

O alto preço do gás natural faz com que países como Alemanha e Inglaterra dependam do país russo. Segundo Putin, a estatal Gazprom já aumentou o fornecimento ao continente em 10%. Entre 35% a 45% do gás consumido na Europa atualmente tem origem na Rússia.

A União Europeia busca outros fornecedores para amenizar a dependência do bloco, que enfrenta a alta nos preços e o risco de escassez do componente, que é uma das matrizes energéticas do continente, além de ser fonte de aquecimento de residências.

Segundo o Independent Commodity Intelligence Services, entre agosto e setembro o gás ficou 119% mais caro na Alemanha e 149% na França. O motivo seria a retomada da economia que exige demanda de energia das indústrias. Outra fonte de energia do continente, a eólica, também deixou a desejar ficando abaixo do esperado.

Leia mais: "Brasil só piorou de lá pra cá", diz Lula sobre impeachment de Dilma;Modelo da Astrazeneca é roubado por espião russo, alega RU

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças