Notícias

Relatório final da CPI da Covid será apresentado nesta quarta-feira (20)

Documento elaborado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) deve pedir o indiciamento de 70 pessoas e duas empresas, entre elas do presidente Bolsonaro


20/10/2021 08h58

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresenta nesta quarta-feira (20), o relatório final das atividades do colegiado. O documento deve pedir o indiciamento de 70 pessoas e duas empresas supostamente envolvidas em crimes na gestão da pandemia de Covid-19, entre elas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O relatório atribuía a Bolsonaro 11 crimes, porém, na noite desta terça-feira (19), o G7, grupo majoritário da CPI, decidiu retirar a acusação de genocídio de indígenas e homicídio qualificado. Desta forma, totalizam nove crimes atribuídos ao presidente da República, dentre eles epidemia com resultado de morte, infração a medidas sanitárias, emprego irregular de verba pública, crimes contra a humanidade, crime de responsabilidade, e mais.

O relatório seria apresentado na terça-feira (19), para votação nesta quarta, mas divergências sobre o texto acabaram levando ao adiamento. Senadores do G7 se desentenderam com Renan após o vazamento de trechos do documento à imprensa antes da apresentação ao colegiado.

O relatório final tem mais de mil páginas, divididas em 16 capítulos, e foi elaborado com base nos mais de 50 depoimentos, mais de 60 reuniões, 251 quebras de sigilo e centenas de documentos recebidos pela comissão.

Depois de aprovado pela comissão, o documento será encaminhado a outros órgãos, como Procuradoria-Geral da República (PGR), Ministério Público nos estados e Tribunal de Contas da União (TCU), para que tomem as medidas cabíveis. A data da votação do relatório final está prevista para o dia 26.

A CPI da Covid foi instalada em 27 de abril para apurar ações e omissões do governo federal e fiscalizar o eventual desvio de recursos repassados da União para estados e municípios no enfrentamento à pandemia.

Leia também: Caixa começa a pagar 7ª parcela do auxílio emergencial a trabalhadores fora do Bolsa FamíliaCovid-19: São Paulo aplica 3ª dose em profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças