A Princesa Mako, do Japão, perdeu seu status de realeza ao se casar com seu namorado de faculdade, que é considerado “plebeu”, Kei Komuro. O pronunciamento foi feito em uma coletiva de imprensa em um hotel de Tóquio nesta terça-feira (26).
Há anos, o relacionamento é alvo de críticas. Mako e Komuro se conheceram na universidade há uma década e tinham o casamento planejado para 2018. Porém, os planos foram adiados quando a mídia japonesa revelou um escândalo financeiro envolvendo a mãe do noivo.
Sobrinha do imperador Naruhito, Mako foi descrita pela agência da família imperial, recentemente, como vítima de um complexo transtorno de estresse pós-traumático. De acordo com especulações, sua saúde está supostamente relacionada com a decisão do casal de fazer a declaração e redigir respostas por escrito para os jornalistas, evitando pronunciamentos verbais.
O casal não teve uma cerimônia formal ou ritos tradicionais dos casamentos imperiais. Em meio a acusações de desperdício do dinheiro dos contribuintes, eles próprios pagaram pelo local da coletiva de imprensa.
O pai de Mako, príncipe herdeiro Akishino, teria se oposto a um casamento real tradicional por medo da rejeição do público. Mako tem mestrado na Universidade de Leicester e recusou o pagamento que é tradicionalmente dado às mulheres que renunciam o status real ao se casarem, cerca de ¥140 milhões (US$ 1,23 milhão).
Leia mais: Após seis meses, CPI da Covid vota relatório final de Renan Calheiros nesta terça; Falha no Metrô SP: roubo de cabos afeta circulação de trens nesta terça-feira (26)
REDES SOCIAIS