Notícias

PF investiga fraude em contratações do Ministério da Saúde na gestão de Pazuello

A operação apura irregularidades na reforma do prédio sede da Superintendência Estadual da Pasta no Rio de Janeiro


27/10/2021 12h41

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (27) uma operação para investigar irregularidades em processos de contratação emergencial de serviços de engenharia para o prédio sede da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. A reforma ocorreu durante a gestão do ex-ministro da pasta Eduardo Pazuello.

Os policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, em endereços residenciais e comerciais, nas cidades do Rio de Janeiro e Magé.

Segundo a investigação, o valor total da contratação, realizada mediante dispensa de licitação, é de aproximadamente R$ 20 milhões. Contudo, a apuração aponta suspeita de que a empresa, sediada em Magé, não possuía capacidade econômica ou operacional para a execução do contrato.

Outra empresa concorrente, também sediada em Magé, interessada em participar do Processo de Dispensa de Licitação apresentou uma proposta de R$ 22 milhões, mas não possuía as capacidade citadas acima.

Entre as irregularidades apontadas pela investigação, que tem como base parecer emitido pela Advocacia Geral da União (AGU), estão:

  • O objeto da contratação não se restringiu ao atendimento da situação emergencial, tendo ultrapassado, em larga escala, os limites estritos do permissivo legal;
  • A planilha orçamentária da contratação não observou os requisitos legais para o orçamento de obras e serviços de engenharia;
  • Sobrepreço na planilha orçamentária da contratação, em comparação com valores extraídos de tabelas referenciais de custos da construção civil para serviços equivalentes.

Leia mais: Cristian Cravinho passa por exame criminológico para análise do pedido de regime semiaberto;Estados Unidos emitem primeiro passaporte para pessoas não binárias

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças