Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Câmara dos Deputados/Michel Jesus
Divulgação/Câmara dos Deputados/Michel Jesus

Nesta quarta-feira (27), a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que atualiza as regras para expedição de carteira de identidade quando há mudança de sobrenome após o casamento.

Apresentado pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), o Projeto de Lei 6785/16 altera a Lei 7.116/83 para determinar que qualquer pessoa – homem ou mulher – que tenha mudado de sobrenome após casamento deverá apresentar a certidão de casamento para pedir a identidade.

Leia também: Governo de São Paulo lança ‘ranking’ da vacinação contra a Covid-19

A lei atual exige que apenas a mulher apresente a certidão de casamento, caso o nome de solteira tenha sido alterado em função do casamento. À época da edição da lei, apenas as mulheres poderiam incorporar o sobrenome do marido. A regra mudou com o novo Código Civil, em 2002, que autorizou homens a incorporar o nome da esposa.

Agora, a proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também: Bolsonaro afirma que Petrobras 'só dá dor de cabeça' e que atua somente para acionistas

"A proposta busca consolidar a isonomia entre homens e mulheres no que tange à solicitação de carteira de identidade, tendo em vista que o ordenamento jurídico permite também ao homem requerer o acréscimo do nome de família da esposa ao seu nome de casado", disse a relatora e deputada Mara Rocha (PSDB-AC) sobre o projeto.