Notícias

Senadores da CPI da Covid entregam relatório final para Augusto Aras

Procurador-Geral da República é um dos responsáveis por aceitar ou não os indiciamentos propostos pela Comissão Parlamentar


27/10/2021 14h53

Após aprovação na CPI da Covid, os senadores entregaram nesta quarta-feira (27) o relatório final ao procurador-geral da República Augusto Aras. Estiveram na entrega os parlamentares membros do G7 (grupo majoritário da comissão, formado por oposicionistas ao governo do presidente Jair Bolsonaro e independentes) e outros nomes importantes para os trabalhos, como Simone Tebet e Alessandro Vieira.

O texto final de Calheiros pede 80 indiciamentos, entre eles ministros e os filhos de Bolsonaro: O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos/RJ). 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está sendo indiciado por nove crimes, entre eles: epidemia com resultado morte; charlatanismo; incitação ao crime; falsificação de documento particular; emprego irregular de verbas públicas, infração de medida sanitária preventiva, prevaricação, crime contra a humanidade e crime de responsabilidade.

“Esta CPI já produziu resultados. Temos denúncias, ações penais e civis em curso, autoridades afastadas. E a chegada desse material que envolve pessoas com prerrogativa de foro por função vai contribuir para que possamos dar a agilidade necessária à apreciação dos fatos que possam ser puníveis seja civil, penal ou administrativamente”, disse Aras sobre o relatório.

Leia também: Sonia Guajajara acusa coordenador de órgão indígena de tentar associá-la ao tráfico de drogas

Também ficou combinado que os senadores enviarão à PGR, de maneira separada, a parte da documentação referente a pessoas cujas investigações devem tramitar perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Após o encontro com Aras, os senadores também entregaram uma cópia do relatório para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que é responsável pelos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

Destinos do relatório

Além da PGR e do STF, os senadores também entregarão o relatório final da CPI da Covid ao presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, a Polícia Federal, Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal Penal Internacional (TPI).

Na próxima quinta-feira (28), Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros irão enviar uma cópia do documento Ministério Público em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amazonas.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças