Notícias

Comissão aprova projeto que exige cartão de vacinação na matrícula nas redes pública e privada

Medida não impede o aluno de assistir aula, mas a escola deve comunicar o Conselho Tutelar caso os pais não apresentem o documento


28/10/2021 16h13

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (28), a proposta que torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19 do aluno para realizar matrícula nas redes pública e privada de ensino.

O texto aprovado, no entanto, assegura que o aluno frequente as aulas, mesmo que pais ou responsáveis não apresentem o documento. Nesse caso, a escola deve comunicar o fato ao Conselho Tutelar.

Leia também: SP tem mais vacinados contra a Covid-19 do que Alemanha, EUA e Reino Unido

Foi aprovado o substitutivo do relator e deputado Pedro Westphalen (PP-RS), ao Projeto de Lei 1429/19, do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), e ao PL 1840/19, apensado. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já estabelece que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Westphalen ponderou que não seria correto condicionar as matrículas à apresentação da carteira de vacinação do aluno, como prevê o PL 1429/19. “Parece-nos mais adequado exigir a caderneta de vacinas no ato da matrícula sem impedir que o aluno frequente as aulas”, disse.

Leia também: Facebook muda de nome e passa a se chamar 'Meta'

O texto aprovado será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para votação em Plenário.0

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19