Notícias

CCJ aprova proposta que obriga síndico a fornecer declaração anual de quitação de débitos

“Objetivo é acabar com a necessidade dos condôminos guardarem todos os comprovantes de pagamento mensais”, disse o relator e deputado Luis Miranda (DEM-DF)


28/10/2021 16h44

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (28), a proposta que obriga o síndico a fornecer aos condôminos declaração anual de quitação de débitos do condomínio.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator e deputado Luis Miranda (DEM-DF) ao Projeto de Lei 451/20, do deputado Charles Fernandes (PSD-BA). A proposta tramitou em caráter conclusivo e poderá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para a análise pelo Plenário.

Leia também: Comissão aprova projeto que exige cartão de vacinação na matrícula nas redes pública e privada

“O objetivo é acabar com a necessidade dos condôminos guardarem todos os comprovantes de pagamento mensais, como o pagamento de eventuais taxas extras e taxa condominial mensal. O condômino que estiver com os pagamentos em dia receberá do síndico essa declaração, que valerá sobre todas as outras. O resultado é benéfico, pois aumenta a segurança jurídica dos envolvidos e reduz a burocracia”, afirmou o deputado.

A proposta modifica o Código Civil. Com relação ao texto original, Miranda fez ajustes técnicos e também acrescentou dispositivo para prever, entre os direitos dos condôminos, o de receber a declaração de quitação anual de débitos, caso tenha pago todos os débitos relativos ao ano em referência.

Leia também: Fiocruz alerta para síndromes respiratórias em crianças de 0 a 9 anos de idade

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19