Notícias

Em média, seis a cada 10 crianças e adolescentes têm carteiras vacinais desatualizadas

Dados são resultado do primeiro mês da Campanha Estadual de Multivacinação de São Paulo


03/11/2021 19h01

Resultados do primeiro mês da Campanha Estadual de Multivacinação de São Paulo apontam que em média a cada dez crianças e adolescentes, seis têm carteirinhas de imunização desatualizadas. Entre os menores de um ano, a proporção é de oito a cada dez.

A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou a campanha até o dia 30 de novembro, para que pais e responsáveis levem as crianças de todas as faixas etárias e adolescentes de até 15 anos de idade aos postos de saúde.

Leia também: Bolsonaro critica discurso de Txai Suruí na COP26: “Levaram uma índia para atacar o Brasil”

840.950 crianças e adolescentes compareceram aos postos, destas, 502.721 (59,8%) precisaram receber ao menos um tipo de imunizante.

Do público total, 231.313 eram bebês com menos de um ano. Entre eles, 192.411 (83,2%) precisaram receber alguma vacina pendente do calendário de vacinação para essa idade. Entre 1 a 4 anos, 241.065 crianças compareceram para avaliação da situação vacinal e 131.438 (54,5%) foram vacinadas.

O melhor status vacinal se encontra entre 5 a 14 anos. Neste grupo, o comparecimento foi de 368.572 pessoas, das quais 178.872 (48,5%) tinham alguma vacina pendente.

Leia também: Rio Grande do Sul autoriza 50% de ocupação em estádios

“Lembramos os pais e responsáveis sobre a importância da imunização para proteger as crianças e adolescentes contra doenças preveníveis e suas possíveis complicações”, destacou a médica da Divisão de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Perda da caderneta, o que fazer?

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é que pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

A vacinação contra a Covid-19 para adolescentes entre 12 e 15 anos pode ocorrer concomitantemente.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19