Notícias

Moraes afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB

A suspensão do presidente do partido tem o prazo inicial de 189 dias


10/11/2021 16h12

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu nesta quarta-feira (10) o ex-deputado Roberto Jefferson da presidência do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) por 189 dias.

“Determino a imposição de medida cautelar consistente na suspensão de Roberto Jefferson Monteiro Francisco do exercício da função de presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pelo prazo inicial de 189 dias”, diz um trecho do documento.

Leia Mais: 'Orçamento secreto': Por 8 votos a 2, STF mantém suspenção das emendas de relator

A solicitação do afastamento do presidente está assinada por: Nivaldo Ferreira de Albuquerque Neto, líder do PTB na Câmara; José Eduardo Pereira da Costa; Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Pedro Augusto Geromel Bezerra de Menezes, do Diretório Nacional do partido; e por Antônio Ribeiro Albuquerque, vice-presidente da sigla na região nordeste.

"Argumentam, num primeiro tópico, que Roberto Jefferson, por intermédio dos canais de comunicação do próprio Partido e de seus perfis pessoais nas redes sociais, extrapolando os limites de seu direito de liberdade de expressão, praticou condutas que configuram diversos crimes previstos no Código Penal e que infringem dispositivos do Estatuto do PTB”, continua a decisão.

Roberto Jefferson está preso por ordem de Moraes desde agosto. O presidente do PTB é investigado em um inquérito no STF, por suposto envolvimento em uma milícia digital que promove atentados contra a democracia brasileira.

Jefferson está internado na unidade do Hospital do Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, e está licenciado do cargo de presidente da legenda.

Leia Também: Após reunião com Costa Neto, Bolsonaro acerta filiação ao PL e assinará no próximo dia 22

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19