Sharabat Gula, menina afegã que ficou conhecida por ser capa da National Geographic em 1985, com o retrato do fotojornalista Steve McCurry, pediu refúgio na Itália, 36 anos depois da foto ter recebido louvor internacional.
Seus olhos verdes e sua expressão preocupada rodaram o mundo, trazendo luz à crise humanitária que se via no Afeganistão, na época ocupado pela União Soviética e mergulhado em uma guerra civil.
Atualmente, o país vive uma nova crise, dessa vez justificada pela volta do Talibã ao poder, o que promoveu um deslocamento populacional. Gula, cidadã afegã, fugiu para a Itália, onde busca refúgio.
Leia mais: Anvisa recomenda restrições para voos vindos de 6 países africanos
Em 1985, quando se tornou o rosto do Afeganistão, Gula era uma menina órfã de 12 anos. Uma nova reportagem foi feita em torno da afegã 17 anos depois, em 2002, quando McCurry a encontrou em situação de abandono e com quatro filhos.
A maior prova de que a situação de Gula não mudou é que, atualmente, aos 49 anos, ela pede refúgio na Itália, vítima da crise humanitária que permeia a história do Afeganistão e das repressões vindas do grupo extremista que hoje ocupa o governo.
Veja reportagem completa:
Leia também: Explosão de gás metano em mina de carvão na Rússia deixa 52 mortos
REDES SOCIAIS