Notícias

Paulo Freire é o primeiro brasileiro a ganhar estátua na Universidade de Cambridge

Atacado por Bolsonaro, educador é definido pelo professores britânicos como um símbolo de "tolerância e diálogo" em tempos de "guerra cultural" no ambiente acadêmico


26/11/2021 14h45

O educador brasileiro Paulo Freire é reconhecido internacionalmente. Prova disso é que, essa semana, um grupo de acadêmicos britânicos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, inaugurou na instituição um busto de bronze reproduzindo o rosto do pensador.

A homenagem é definida pelos professores de Cambridge como um símbolo da “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico.

A obra adquirida pela universidade foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo e é idêntica às inúmeras encomendados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para celebrar o centenário de Paulo Freire, neste ano, em assentamentos do Brasil, segundo O Globo.

No Brasil, o educador é constantemente alvo de ataques por parte de Jair Bolsonaro (sem partido). Chamado de energúmeno pelo presidente, seu livro, 'Pedagogia do oprimido' é o terceiro mais citado por pesquisadores de ciências humanas do mundo. 

Leia também: Comissão rejeita anistia de multas para motoristas de ônibus que aderiram à greve de caminhoneirosAnvisa recomenda restrições para voos vindos de 6 países africanos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19