Notícias

Rio de Janeiro tem primeiro caso suspeito da variante ômicron do coronavírus

Suspeita acontece um dia após a confirmação dos três primeiros resultados positivos em São Paulo


01/12/2021 11h35

A cidade do Rio de Janeiro identificou o primeiro caso suspeito da variante ômicron do coronavírus, segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS).

Trata-se de uma mulher que veio da cidade sul-africana de Joanesburgo e testou positivo para Covid-19 nesta segunda (29). A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em um evento da prefeitura nesta quarta-feira (1º). 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisa a amostra para dizer se o caso é da variante ômicron ou não.

“A gente tem uma paciente que chegou Johanesburgo no dia 21, o exame dela foi negativo na data que ela chegou, no dia 29 ela realizou outro teste de PCR de rotina para trabalho, esse teste de PCR deu positivo. A gente colheu uma nova amostra ontem à noite, enviamos essa amostra para a Fundação Oswaldo Cruz hoje pela manhã", disse Soranz.

A Fiocruz vai genotipar e verificar qual o tipo da variante presente na amostra. Ainda segundo o secretário, a paciente está assintomática. Nenhuma das pessoas que tiveram contato próximo com ela apresentou sintomas. Por enquanto, todos os contactantes rastreados testaram negativo para a Covid-19

A investigação do caso suspeito no Rio de Janeiro acontece um dia após a confirmação dos três primeiros resultados positivos da variante no país, pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. 

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, os dois primeiros casos confirmados são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Já o terceiro é de um passageiro da Etiópia, de 29 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Leia também: Em sabatina, André Mendonça diz que segue “na vida, a Bíblia; no STF, a Constituição”EUA: Líder religioso anti-vacina morre aos 64 anos, vítima de Covid-19

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19