Rio de Janeiro tem primeiro caso suspeito da variante ômicron do coronavírus
Suspeita acontece um dia após a confirmação dos três primeiros resultados positivos em São Paulo
01/12/2021 11h35
A cidade do Rio de Janeiro identificou o primeiro caso suspeito da variante ômicron do coronavírus, segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS).
Trata-se de uma mulher que veio da cidade sul-africana de Joanesburgo e testou positivo para Covid-19 nesta segunda (29). A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em um evento da prefeitura nesta quarta-feira (1º).
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisa a amostra para dizer se o caso é da variante ômicron ou não.
“A gente tem uma paciente que chegou Johanesburgo no dia 21, o exame dela foi negativo na data que ela chegou, no dia 29 ela realizou outro teste de PCR de rotina para trabalho, esse teste de PCR deu positivo. A gente colheu uma nova amostra ontem à noite, enviamos essa amostra para a Fundação Oswaldo Cruz hoje pela manhã", disse Soranz.
A Fiocruz vai genotipar e verificar qual o tipo da variante presente na amostra. Ainda segundo o secretário, a paciente está assintomática. Nenhuma das pessoas que tiveram contato próximo com ela apresentou sintomas. Por enquanto, todos os contactantes rastreados testaram negativo para a Covid-19
A investigação do caso suspeito no Rio de Janeiro acontece um dia após a confirmação dos três primeiros resultados positivos da variante no país, pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, os dois primeiros casos confirmados são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Já o terceiro é de um passageiro da Etiópia, de 29 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Leia também: Em sabatina, André Mendonça diz que segue “na vida, a Bíblia; no STF, a Constituição”; EUA: Líder religioso anti-vacina morre aos 64 anos, vítima de Covid-19
REDES SOCIAIS