Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Palácio do Planalto
Flickr/Palácio do Planalto

Durante evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu que fez trocas na direção do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) após receber reclamações do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. O contato aconteceu após paralisação das obras de um estabelecimento em Rio Grande (RS) devido um achado arqueológico.

"Tomei conhecimento que uma obra... Uma pessoa conhecida, Luciano Hang, estava fazendo mais uma loja [da Havan] e apareceu um pedaço de azulejo durante as escavações. Chegou o Iphan e interditou a obra. Liguei para o ministro da pasta, né? 'Que trem é esse?', porque eu não sou tão inteligente quanto meus ministros. 'O que é Iphan?', com 'ph'. Explicaram para mim, tomei conhecimento e ripei todo mundo do Iphan", disse Bolsonaro.

Após explicação, disse em um tom orgulhoso que o Iphan “não dá mais dor de cabeça” para o governo.

O caso citado aconteceu em 2019. Na época, o Iphan informou que a obra foi paralisada pela própria Havan, e a empresa seguiu o contrato em que se comprometia a "contratar profissional de arqueologia para o devido monitoramento dos trabalhos e interromper a obra em caso de achados de bens arqueológicos na área do empreendimento".

Leia também: "O povo brasileiro sabe que você é covarde", dispara Paulo Pimenta para Moro

Em maio de 2020, Hang disse em entrevista à revista Veja que a construção da loja foi retomada após 40 dias. A construção só voltou após análises do Iphan ao objeto encontrado. Porém, negou que pediu ajuda a Bolsonaro nesta situação.

"Não pedi nada ao presidente! Zero, zero! Ele deve ter visto nas minhas redes sociais. Eu sou ativista político, mas não peço favor para mim”, disse Hang na entrevista.

O presidente já tinha citado esse caso durante a reunião ministerial em 22 de abril de 2020. Em sua fala, Bolsonaro sugeriu que a interferência na Iphan foi motivada por Hang.