Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Para a família, as festas de fim de ano e o período de férias é um dos melhores momentos do ano. Entretanto, para o pet não pode ser pela socialização em ambientes que não são familiares, viagens desconfortáveis e exposição aos barulhos.

Para tornar esse período ainda mais tranquilo para os dois lados, a Dra. Caroline Mouco do Hospital Veterinário Vet Popular, listou dicas indispensáveis, confira:

1. Como preparar os pets para longas viagens

Em percursos terrestres o ideal é habituar o pet desde filhote a passear de carro e manter itens de segurança específicos como: cinto de segurança para pets ou caixa de transporte. Manter a temperatura fresca no carro em dias quentes e realizar pausas também pode ajudar.

Em trajetos aéreos é possível optar, de acordo com o peso, se o animal irá na cabine junto ao dono ou no compartimento de cargas. Neste caso, as caixas ou bolsas precisam ter espaço para o animal se mover, mudar de posição, dar a volta em torno de si mesmo e tombar para o lado.

Cães de pequeno porte em carros de passeio, devem ser transportados sempre no banco de trás em cadeiras apropriadas, caixas de transportes e/ou cinto peitoral. Cães de grande porte devem ser transportados nas carrocerias dos carros, devidamente abrigados em caixas de transportes adaptadas ao tamanho dele. Já os gatinhos, devem ir em caixas de transporte.

Leia também: Saiba como fazer o registro geral do seu animal em São Paulo

2. Como controlar a ansiedade e socializar o pet com outros animais

    Para diminuir a ansiedade do animal fora de casa o ideal é que o tutor abuse dos passeios e não deixe o bichinho sozinho por muito tempo em um local que é desconhecido para ele. Outra dica é deixar brinquedos e algum pertence do tutor que ele sinta o cheiro e não se sinta tão sozinho.

    Se houver outros animais desconhecidos no ambiente, é muito importante que a socialização seja feita sempre sob supervisão. O correto é que seja feita em uma área ampla em um ambiente calmo, sem que haja a disputa entre comida e brinquedos, por exemplo. Se a socialização se tornar inviável devido à agressividade de algum animal, o ideal é realizar passeios e brincadeiras individuais a fim de evitar brigas.

    3. Fogos de artifício

      Manter portões e janelas fechadas e com proteção em frestas para que não haja fuga e evitar que se machuquem são essenciais. O ideal é escolher um cômodo onde é possível deixar um som ambiente para ofuscar os ruídos, colocar proteção com algodão nos ouvidos, brinquedos e, ter alguém no ambiente durante o período.

      Em casos mais graves, o médico veterinário pode indicar uso de medicações específicas ou florais para ajudá-lo a se acalmar.

      Leia também: Como diferenciar se o pet apresenta quadro de ansiedade, depressão e autoflagelo?

      4. Consulta médica

        É necessário levar o animal para uma consulta e garantir todas as vacinas, atestado de saúde e identificar se há necessidade de medicações específicas para enjoo e estresse.

        Ao seguir essas precauções, as férias do pet podem ser tão divertidas quanto a dos seus tutores.