Parque de Ibitipoca, em Minas Gerais, proíbe visita em cavernas após tragédia em Capitólio
Decisão aconteceu após análises de especialistas em cavernas
12/01/2022 16h28
O Parque Estadual de Ibitipoca, que fica localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mara de Minas Gerais, suspendeu a visitação de cavernas após a tragédia no Lago de Furnas em Capitólio.
A coordenação da unidade de conservação justifica a decisão por haver risco de deslocamento e queda de blocos rochosos e, por isso, a ação é preventiva. O alerta foi colocado no portal oficial do parque.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Minas, a decisão foi tomada após um parecer de espeleólogos (especialistas em cavernas) que atuam na região. No documento, eles dizem que a "saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos".
Para reabertura desses espaços, será necessário aguardar pelo menos sete dias de estiagem para avaliar as condições das placas e dos blocos de rochas.
Leia também: Minas Gerais registra mais 5 mortes e 10 mil desalojados por conta das chuvas no estado
O parque em Ibitipoca foi inaugurado em 1973 e tem uma área de 1,4 mil hectares, com a Mata Atlântica como bioma predominante. O local possui 10 cavernas.
REDES SOCIAIS