Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do estado de São Paulo mostram que 76% dos pacientes internados por Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas não se vacinaram contra a doença ou estão com a imunização incompleta. Atualmente, há 145 leitos de enfermaria e UTI disponíveis na unidade.
“O dado reflete um cenário que nós já sabíamos: a importância da vacinação com duas doses e, claro, com a dose de reforço se for o momento”, disse Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado.
Nas últimas semanas, o número de casos e de internações aumentaram em todo o Brasil. O principal responsável foi a variante ômicron, que mostrou ser mais transmissível que as antigas cepas.
O fato da maioria dos casos da variante ômicron serem menos agressivos, não impede que as pessoas desenvolvam sintomas graves, principalmente entre aqueles que não tomaram as vacinas.
Leia também: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil, informa Fiocruz
Em São Paulo, 85,54% da população recebeu ao menos uma dose de vacina e 79,85% completaram o esquema vacinal.
A ocupação de leitos de enfermaria em hospitais de São Paulo está em 45,1% e, de UTI, 41,2%, de acordo com dados do governo de São Paulo.
REDES SOCIAIS