Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial em todo o país, por um dia, pela morte do escritor e influencer Olavo de Carvalho, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (24).
De acordo com uma nota publicada no perfil oficial de Olavo de Carvalho, ele teria morrido na região de Richmond, na Virgínia, EUA, onde se encontrava hospitalizado. A causa da morte não foi divulgada. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho”, publicou Bolsonaro em uma mensagem no Instagram.
Leia também: Perfil da Câmara curte publicação sobre morte de Olavo de Carvalho e pede desculpas
De acordo com Bolsonaro, Olavo foi um “gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.”
Olavo de Carvalho é considerado o guru ideológico do bolsonarismo. Exaltado por filhos do presidente, o autointitulado filósofo era conservador e crítico da esquerda. Foi apontado como figura importante na eleição presidencial de Bolsonaro em 2018.
Leia também: Governador do Amapá testa positivo para Covid-19 pela segunda vez
REDES SOCIAIS