Notícias

Com festas privadas permitidas, Carnaval pode segregar pretos, pobres e periféricos

O assunto foi debate no Estação Livre; edição falou sobre racismo


28/01/2022 22h23

Em edição que abordou o racismo, o Estação Livre aproveitou temas atuais na sociedade para discutir o preconceito, como a proibição de blocos de rua no Carnaval deste ano.

A decisão foi tomada pelo aumento de novos casos de Covid-19 em todo o país, causados pela variante ômicron. Contudo, capitais como São Paulo e Rio de Janeiro vetaram apenas o Carnaval de rua. Festas privadas, com grandes atrações, estão autorizadas.

Leia mais: Desfiles de Carnaval do Rio e São Paulo são adiados para o feriado de Tiradentes

Para Cris Guterres, apesar da decisão sobre bloquinhos de rua ser acertada, permitir outros eventos particulares apenas segrega determinado público.

“É o momento que a gente deve se segurar, mas eu percebo que pretos, pobres e periféricos que vão ter que se segurar, quem tem grana vai se divertir”, pontuou a apresentadora.

O diretor de Marketing e apresentador, AD Júnior, foi além: “Que vai ter que se segurar não, que vai ter que ficar servindo, porque eles não vão pular sozinhos”.

Segundo AD, esse público terá que trabalhar nos eventos e correr o risco de espalhar o vírus nas comunidades ao voltarem.

“No Carnaval de 2022, a gente pode observar com maior atenção as desigualdades de um país tão complexo como é o Brasil”, completou o apresentador.

Veja o trecho completo:

Leia também: Vera Iaconelli afirma que brancos precisam se reconhecer como racistas: “O olhar racializado existe desde a escola”

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19