Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Thales de Lima do Nascimento
Divulgação/TV Cultura/Thales de Lima do Nascimento

Nesta quinta-feira (3), Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé engatam em uma conversa sobre as possíveis previsões para este ano que se iniciou. “O que vai acontecer em 2022?” é a questão condutora da edição do Linhas Cruzadas, que vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Como bem lembra o filósofo durante a atração, o cronista Nelson Rodrigues já dizia que só os profetas vêem o óbvio e, levantando hipóteses sobre o futuro próximo, os apresentadores discutem as obviedades que não devem ser deixadas de lado quando nos lançamos na tentativa de criar previsões. Ideologias e desejos podem alterar os caminhos pensados. Além disso, Thaís e Pondé discutem sobre os assuntos mais quentes da atualidade.

Leia também: STF começa o Ano Judiciário sem presença de Jair Bolsonaro

A jornalista pergunta ao economista Alexandre Schwartzmann qual sistema político vai se mostrar mais sustentável e eficaz no ano que vem, se a democracia americana ou a autocracia chinesa, e também percorrem sobre a corrida tecnológica entre os dois países.

Mas, de volta aos limites das fronteiras brasileiras, a atração também percorre as possibilidades que se mostram ao Brasil neste ano. “Na eleição presidencial, se a gente tiver Bolsonaro enfrentando o Lula, é muito louco porque a gente passou o governo Bolsonaro, passou a pandemia - espero né - e a gente tem uma réplica da eleição de 2018. Porque será uma réplica (...) Mas no final das contas continua sendo uma disputa entre duas péssimas opções.”, pontua Pondé.

Leia também: Ministério da Saúde anuncia compra de 10 milhões de doses de Coronavac

Entre as diversas análises e previsões para o ano de 2022, a edição engloba a possível chapa Lula-Alckmin, o que está em jogo com a candidatura do petista para o Planalto e a miragem de uma terceira via. Além disso, comentam sobre os altos índices de desemprego e inflação e as possibilidades de um cenário menos catastrófico da pandemia do coronavírus.