Após resolução que condena Rússia, Brasil justifica: “Renovar esforços para acordo diplomático”
Assim como os outros 140 países, o Brasil votou a favor da punição na ONU
02/03/2022 16h01
Após aprovação pela Organização das Nações Unidas (ONU) da resolução que pune a Rússia pela guerra contra a Ucrânia, nesta quarta-feira (2), o embaixador do Brasil, Ronaldo Costa Filho, explicou o posicionamento do país.
Assim como os outros 140 países, o Brasil votou a favor da punição. A votação terminou com 141 a favor, 35 abstenções e 5 votos contra.
Leia também: Após 15 dias de buscas, cinco pessoas seguem desaparecidas em Petrópolis (RJ)
“O Brasil continua a exortar todos os atores a desescalar e renovar os esforços em favor de um acordo diplomático negociado entre a Ucrânia e a Rússia que contribua para o restabelecimento da segurança e da estabilidade da região”, afirmou o embaixador brasileiro.
A sessão emergencial foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU e a movimentação é uma represália após a resolução que exigia retirada imediata das tropas russas do território ucraniano. A decisão foi negada após um voto contra, que veio da Rússia.
A Assembleia Geral das Nações Unidas tem 193 participantes e não contam com direito a veto. A reunião durou três dias e a resolução foi posta em voto apenas nesta quarta-feira.
Leia também: Itamaraty diz que não houve “coordenação prévia” em boicote a fala de chanceler russo na ONU
REDES SOCIAIS