Notícias

“Tenho medo da Ucrânia não existir mais”, afirma Volodymyr Zelensky

“Preciso agradecer aos países que estão fornecendo armamentos, nós temos gratidão, mas já é tarde demais", disse o presidente ucraniano


03/03/2022 13h40

Nesta quinta-feira (3) o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou em entrevista que teme pelo futuro do país, que está sob invasão da Rússia há uma semana.

Tenho medo da Ucrânia não existir mais”, afirmou Zelensky durante uma reunião para um cessar-fogo entre representantes da Ucrânia e Rússia em Belarus.

“Vocês podem ver o que está acontecendo, ouvir os tiros, as consequências dos bombardeios, ver o nosso povo defender nosso território. Podem perguntar aos homens e mulheres se estão com fome e sede. E se vocês estiverem com fome e sede, vão dividir com vocês”, declarou o presidente.

Leia mais: Ciro Gomes diz que “o Brasil não cabe nessa esquerda burra que o PT representa”

O chefe de estado ucraniano também fez declarações sobre o posicionamento da Organização das Nações Unidas (ONU), União Europeia Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) com relação às ações tomadas para evitar uma invasão dos russos no país.

“Preciso agradecer aos países que estão fornecendo armamentos, nós temos gratidão, mas já é tarde demais. Nós demos a janela de oportunidade para esses países, e essa janela causou a perda de milhares de vidas ucranianas”, completou.

Apesar de apontar uma fraqueza da reação das potências Orientais, afirmou que não deseja que a guerra se estenda para outros países. Para Volodymyr Zelensky, as fortes sanções são o início de uma resposta diplomática que vem sendo aguardada.

“Eles queriam nos destruir tantas vezes. Eles falharam. Já passamos por tanta coisa! E se alguém pensa que, tendo superado tudo isso, os ucranianos ficarão assustados, quebrados ou se renderão, ele não sabe nada sobre a Ucrânia. E ele não tem nada a ver na Ucrânia. Vá para casa para proteger as pessoas de língua russa. Não em todo o mundo, mas em seu próprio país”, afirmou o presidente.

Leia também: Bolsonaro afirma que Queiroga pretende rebaixar a situação de Covid-19 para endemia

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19