"Tentamos fazer de tudo para seguir neste caminho de paz", declara Putin
Para o presidente da Rússia, a Ucrânia "tem falado de forma direta que não vai cumprir com os acordos", o que resultou no conflito
05/03/2022 11h38
Em discurso televisionado na manhã deste sábado (5), Vladimir Putin afirmou que as sanções de países da União Europeia e dos Estados Unidos contra a Rússia “equivalem a uma declaração de guerra”.
"Tentamos fazer de tudo para seguir neste caminho de paz", alegou o presidente russo. O líder do Kremlin também completou que a "operação militar especial", modo como ele se refere à invasão ao território ucraniano, tem o objetivo de "desnazificar" o país.
Leia mais: Rússia anuncia cessar-fogo para que civis ucranianos possam fugir do conflito
Arthur do Val explica áudio vazado sobre mulheres ucranianas: "Entendam o contexto"
Putin disse que "as pessoas de Donbass (região controlada por separatistas pró-Moscou no leste da Ucrânia) não podem ser tratadas como animais." O presidente também destacou que milhares de russos já morreram no conflito e questionou "se o Ocidente acha que isso é ser civilizado".
"Nos últimos anos, o governo ucraniano tem falado de forma direta que não vai cumprir com os acordos. Isso está público para a imprensa de todo o mundo. Desta forma, continuar a culpar a Rússia por não cumprir o acordo é uma besteira", concluiu Putin.
REDES SOCIAIS