O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse durante conversa com militares nesta terça-feira (15) que o país não tem portas abertas para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A fala aconteceu em meio à quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia sobre um possível cessar-fogo.
“A Ucrânia não é um membro da Otan. Entendemos isso. Durante anos, ouvimos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não podíamos aderir. Essa é a verdade e precisa ser reconhecida”, declarou o presidente.
Leia mais: Rússia e Ucrânia devem retomar negociações por um cessar-fogo nesta terça (15)
O presidente foi eleito em 2019, porém sempre defendeu a entrada da Ucrânia à Otan e à União Europeia, mas viu seu principal pedido desde o início da guerra ser recusado pela aliança atlântica.
De acordo com líderes da Otan, essa medida poderia colocá-la em confronto direto com a Rússia e até desencadear uma terceira guerra mundial.
A exigência da Rússia é a proibição da Ucrânia na Otan por acreditar que militares do Ocidente colocam Moscou em risco. Além disso, o presidente russo Vladimir Putin pede que Kiev reconheça a independência de regiões separatistas que formam a província de Donbas.
Leia também: Cinegrafista da Fox News morre após ataque na Ucrânia
REDES SOCIAIS