Nesta quinta-feira (17), a Agência Espacial Europeia anunciou a suspensão de uma missão em parceria com a Roscosmos, corporação espacial russa. O projeto estuda o lançamento da sonda ExoMars em Marte.
A suspensão acontece por conta dos acontecimentos e ofensivas russas na Ucrânia. Josef Aschbacher, diretor-geral da agência europeia, usou as redes sociais para comentar a decisão que, segundo ele, foi discutida nos últimos dois dias.
“Nossos Estados-Membros discutiram o impacto da guerra na Ucrânia nos programas espaciais da ESA. Juntos, tomamos a difícil – mas necessária – decisão de suspender o lançamento do ExoMars previsto para setembro com a Roscosmos, e estudar opções para um caminho a seguir”, disse Aschbacher.
Leia também: Estação Livre desta sexta-feira (18) discute o papel social da arquitetura
O diretor reforçou a posição da Agência Espacial Europeia, alinhada às sanções impostas à Rússia por seus Estados membros.
Veja a publicação:
Em nota, a agência afirmou que Josef Aschbacher está autorizado a definir novos caminhos para a missão em Marte, o que demanda um “estudo industrial acelerado”.
Leia também: Estimativa para o PIB de 2022 cai para 1,5%, informa Secretaria de Política Econômica
REDES SOCIAIS