Notícias

MPF propõe ação de improbidade administrativa contra Bolsonaro e ‘Wal do Açaí’

A Justiça Federal ainda pede o ressarcimento dos recursos públicos desviados


22/03/2022 17h28

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta terça-feira (22), à Justiça Federal uma ação de improbidade administrativa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-secretária parlamentar da Câmara dos Deputados Walderice Santos da Conceição, conhecida como Wal do Açaí.

O MPF pede ainda que Bolsonaro e a ex-secretária sejam condenados pela prática de desvio indevido de verba, ou seja, caracterizado pela prática de improbidade administrativa, o envio ocorreu para a Justiça de Brasília.

Leia mais: Bolsonaro reconhece inflação, mas culpa governadores

A ação é referente à época no mandato de Bolsonaro de deputado federal. A investigação aponta que Walderice Santos da Conceição foi indicada em fevereiro de 2003 para ocupar o cargo de secretária parlamentar junto ao seu gabinete. A secretária permaneceu no cargo até agosto de 2018, quando foi exonerada.

A apuração aponta que “Wal do Açaí” nunca esteve em Brasília e nunca exerceu nenhuma função relacionada ao cargo. "A análise das contas bancárias de Walderice revelou, ainda, uma movimentação atípica, já que 83,77% da remuneração recebida nesse período foi sacada em espécie, sendo que, em alguns anos, esses percentuais de saques superaram 95% dos rendimentos recebidos", afirma o órgão.

O MPF ainda destaca que o atual chefe do Executivo tinha conhecimento de que a secretária não exercia funções em seu gabinete. Mas atestou a frequência dela no trabalho para a comparação da jornada, que é uma exigência da Câmara dos Deputados.

Leia também: Após áudio, Bancada Evangélica cobra explicações do ministro da Educação

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro afirma que só vai interferir na Petrobras por “vias legais”

Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional do Cristão

STF amplia licença e 180 dias para servidor pai solo

Após operação, cracolândia se fixa nos arredores da Praça Princesa Isabel

Hotel no Rio Grande do Sul é eleito o segundo melhor do mundo por site de avaliações