Comissão de Orçamento aprova projeto que facilita redução de imposto sobre combustível
Projeto de lei do Congresso também altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022
29/03/2022 16h49
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Senado aprovou, nesta terça-feira (29), um projeto de lei do Congresso Nacional (PLN 2/2022) que permite ao Poder Executivo reduzir os tributos sobre combustíveis sem que seja obrigado a compensar a perda de arrecadação.
As informações são da Agência Senado. A matéria também adapta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 às novas regras para pagamento de precatórios e possibilita o bloqueio de despesas discricionárias.
Leia também: Silva e Luna diz que Petrobras “não pode fazer política partidária”
De acordo com a proposição, o Poder Executivo não precisa compensar a perda de receita com a redução de tributos incidentes sobre operações com biodiesel, óleo diesel, querosene de aviação e gás liquefeito de petróleo, derivado de petróleo e de gás natural. Pela regra anterior, a compensação precisaria ocorrer por meio de aumento de receitas ou redução de despesas
O relatório do deputado Juscelino Filho (União-MA) foi lido na CMO pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT). O texto segue agora para análise do Plenário do Congresso.
“O PLN pretende criar condições para a devida avaliação e aprovação de propostas que incorporem redução de tributos incidentes na formação dos preços dos combustíveis”, defendeu o relator.
Leia também: Comissão de Ética da Câmara do RJ começa analisar acusações contra Gabriel Monteiro
REDES SOCIAIS