Câmeras corporais reduziram número de confrontos e aumentaram produtividade de batalhões, diz PM
Usadas por policiais desde 2020, números de confrontos armados teve queda de 87%
11/04/2022 16h56
Levantamento feito pela Polícia Militar (PM) de São Paulo revelou que a corporação teve uma redução de 87% nas ocorrências de confrontos armados desde a implementação das câmaras pessoais. O estudo mostra que a queda é 10 vezes maior em comparação com os batalhões que não utilizam equipamentos.
Os equipamentos instalados nas fardas dos policiais registram áudio e vídeo em tempo real, e começaram a ser usados em 2020.
A pesquisa também mostrou que entre os meses de junho e outubro de 2019, 2020 e 2021, as ocorrências de resistência às abordagens policiais caíram 32,7% nos batalhões que usam as câmeras operacionais portáteis.
"As câmeras corporais despontam também como um importante instrumento de defesa e segurança do policial", diz a nota da PM divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo.
Leia também: Assassinatos decorrentes de conflitos no campo cresceram 75% em 2021, aponta Cedoc-CPT
Além disso, os batalhões que estão utilizando as câmaras apresentaram melhores índices de produtividade. Nas unidades com câmeras corporais, os flagrantes aumentaram 41,4%, e as apreensões de armas de fogo subiram 12,9%.
REDES SOCIAIS