A eleição que definirá o novo presidente da Petrobras acontece nesta quinta-feira (14). O nome que substituirá Joaquim Silva e Luna, demitido no mês passado por Jair Bolsonaro (PL), deve ser o de José Mauro Ferreira Coelho, aprovado para o Conselho de Administração da estatal pela assembleia geral de acionistas da empresa na última quarta (13).
Ferreira Coelho já foi presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A pasta é vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Ele também trabalhou por mais de uma década na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal que planeja o setor elétrico do Brasil.
Leia mais: Mundo chega a 500 milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia
Idoso poliglota de 88 anos oferece aulas gratuitas de inglês: “Gosto de ajudar o próximo”
O possível novo presidente da Petrobras tem formação em química industrial, mestrado em engenharia dos materiais e doutorado em planejamento energético. O Comitê de Pessoas da empresa recomendou a aprovação de seu nome na última terça-feira (12). Sua presença no conselho é como um aval para que ele possa presidir a estatal.
Em março, o presidente da República anunciou a troca do general Silva e Luna após o aumento de preços de diesel, gasolina e gás. As indicações iniciais do Governo Federal foram Adriano Pires e Rodolfo Landim para a presidência da Petrobras e para o comando do conselho, respectivamente.
REDES SOCIAIS