Unicef e OMS alertam sobre surto de sarampo no mundo
Casos da doença aumentaram 79% em 2022 e baixa cobertura vacinal preocupa entidades
28/04/2022 12h55
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância (Unicef) emitiram um alerta sobre o aumento de casos de sarampo no mundo. De acordo com as entidades, os registros aumentaram 79% nos dois primeiros meses de 2022.
Em janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados mais de 17 mil casos da doença no mundo. Ela é altamente contagiosa e responsável pelo enfraquecimento do sistema imunológico.
De acordo com o Unicef, a cobertura contra sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral D1) no Brasil caiu de 93,1% em 2019, para 71,49% em 2021. Além da Tríplice Viral, a vacinação contra poliomielite caiu de 84,2% em 2019, para 67,7% em 2021. Isso significa que três em cada dez crianças no país não receberam vacinas necessárias para protegê-las dessas doenças graves, que podem ser fatais.
A pandemia agravou a queda das vacinas em crianças com a interrupção de serviços de saúde, além do medo das famílias com a Covid-19.
“Na primeira infância, crianças recebem imunização contra, pelo menos, 17 doenças. O declínio nas taxas de vacinação coloca milhões de crianças e adolescentes em risco de doenças perigosas, e evitáveis”, explica Stephanie Amaral, oficial de Saúde do Unicef no Brasil.
Leia mais: Operação Lava Jato violou diversos direitos de Lula, avaliam Nações Unidas; Associação Brasileira das Empresas Aéreas critica gratuidade das bagagens aprovada em MP na Câmara
REDES SOCIAIS