Notícias

Após fala racista na Câmara de SP, PSB anuncia desfiliação do vereador Camilo Cristófaro

Na ocasião, o político interrompeu uma CPI ao dizer: “Varrendo com água na calçada... é coisa de preto, né?!”


04/05/2022 12h12

Após falas racistas de Camilo Cristófaro serem flagradas na Câmara Municipal de São Paulo, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) desfiliou o vereador nesta quarta-feira (4). A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga empresas de aplicativo foi interrompida na última terça (3) com a declaração do político. “Varrendo com água na calçada... é coisa de preto, né?!”, disse.

O processo de desfiliação já havia sido aberto pelo próprio vereador anteriormente, mas ainda estava em negociação. Após a ofensa, a legenda aceitou a solicitação. De acordo com a sigla, o pedido equivale a uma demissão e foi acordado por ambas as partes.

Leia mais: Morte do humorista Paulo Gustavo completa um ano nesta quarta-feira (4)

“Bandido que levantar a arma pra polícia vai levar bala”, afirma governador de São Paulo

“No primeiro momento, a ideia era abrir o processo no Conselho de Ética para garantir o direto de defesa. Mas houve uma cobrança interna muito forte de membros do partido exigindo uma solução mais rápida. O próprio Camilo mandou uma carta no dia 28 de abril em pede o afastamento, e nela ele cita um artigo da Constituição que permite o desligamento com a anuência da direção do partido. Então aceitamos essa desfiliação”, apontou o presidente estadual do PSB em entrevista ao portal G1.

Em nota, o PSB de São Paulo afirma que as falas racistas “devem ser responsabilizadas com seriedade. Só assim garantiremos um ambiente mais justo e menos violento na política e, consequentemente, na sociedade como um todo.”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prazo para tirar primeira via ou regularizar o título de eleitor termina hoje (4)

Sérgio Cabral retorna ao presídio e passará 10 dias em cela de cinco metros quadrados

Após fala racista na Câmara de SP, PSB anuncia desfiliação do vereador Camilo Cristófaro

Venezuela fortalece relação energética com Irã para superar as sanções dos EUA

Morte do humorista Paulo Gustavo completa um ano nesta quarta-feira (4)