Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Polícia Federal
Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) apreendeu 77 quilos de ouro sem procedência conhecida na tarde da última quarta-feira (4) em Sorocaba, interior de São Paulo. O valor da carga é de cerca de R$ 23 milhões, segundo as autoridades. Seis pessoas faziam o transporte e todas foram detidas, incluindo quatro policiais militares.

Dentre os PMs, dois são da Casa Militar, órgão do gabinete do governador de São Paulo responsável pela segurança do Palácio dos Bandeirantes.

A PF abriu um inquérito para investigar se houve crime de usurpação de bens da União e recepção dolosa. Segundo os documentos apreendidos, o ouro veio do Mato Grosso e Pará.

A Casa Militar informou que os dois policiais foram afastados. A Secretaria de Segurança Público também informou que um dos policiais envolvidos na ocorrência está afastado do trabalho desde o final do ano passado e que o caso foi encaminhado para apuração da Corregedoria da Polícia Militar.

Leia também: Saiba como se proteger do golpe de roubo de celular e golpe bancário

Os policiais afirmaram que o ouro transportado estava "devidamente documentado" e que "nada de ilegal foi constatado" na fiscalização e ninguém foi indiciado.

O governador Rodrigo Garcia afirmou que irá aguardar o fim das investigações para se pronunciar sobre o caso.

Como ocorreu a apreensão

A PF informou que o avião onde o ouro foi transportado estava sendo monitorado. Com apoio da da Polícia Militar Rodoviária, os policiais abordaram dois veículos no km 74 da Rodovia Castello Branco.

As equipes encontraram três malas com barras de ouro, totalizando 77 quilos. Uma quarta mala com diversos documentos também foi apreendida.