Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @jairbolsonaro
Reprodução/Twitter @jairbolsonaro

Como resposta às denúncias mundiais sobre o aumento do desmatamento no Brasil durante o Governo Bolsonaro, o presidente da República publicou um vídeo a respeito do assunto em suas redes sociais. Na manhã desta segunda-feira (9), o chefe do Executivo escreveu que o material conta "a verdade da preservação ambiental comparando o Brasil ao mundo".

"São fatos. Peço enviar a amigos que morem no exterior", completou Jair Bolsonaro (PL) na legenda da mídia. No vídeo, um narrador cita em inglês diversos dados sobre a fauna e a flora do país, e também é afirmado que "o Brasil é um país livre e extremamente preservado", com 66% de seu território "completamente conservado".

Nas imagens, é apontado que 85% da energia utilizada no país é proveniente de fontes renováveis. Segundo o site do próprio Governo Federal, "um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a matriz energética brasileira, em 2019, foi formada por 45% de fontes renováveis e 54% de fontes fósseis." O texto foi emitido há nove meses.

Leia mais: No Dia da Vitória, Putin culpa Ocidente pela guerra na Ucrânia

Conheça bancada de entrevistadores do Roda Viva com o ex-jogador Casagrande

O narrador também ressalta que "quem fala da nossa Amazônia nunca chegou a pisar nela." Outra questão levantada é a emissão de monóxido de carbono na atmosfera do planeta por parte do Brasil. Apesar de representar apenas 2,9% do total produzido pelo mundo, as emissões brasileiras de gases de efeito estufa cresceram 9,5% em 2020, contra uma diminuição de quase 7% nos demais países, segundo dados do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).

Adicionados às informações descontextualizadas ou não verdadeiras levantadas pelo vídeo de Bolsonaro, estão os fatos de que os alertas de desmatamento na Amazônia quebraram o recorde histórico para o mês de abril, de que o Brasil protagonizou mais de 40% do desmatamento de todo o planeta em 2021 e de que o desmatamento da Floresta Amazônica no primeiro trimestre de 2022 foi o maior da série histórica.

Confira o vídeo: