Divulgação/EHT

Um consórcio internacional de cientistas divulgou na manhã desta quinta-feira (12) a primeira foto do Sagitário A*, um buraco negro que fica no centro da Via Láctea, galáxia em que o planeta Terra e seu sistema solar estão localizados.

O buraco negro supermassivo fica a 26 mil anos-luz de distância do nosso planeta. Ou seja, para chegar no Sagitário A*, seria necessário viajar 26 mil anos constantemente na velocidade da luz. A nova vitória da astronomia se deu através do Event Horizon Telescope (EHT), uma rede de 11 telescópios espalhados pelo mundo.

Integrante do EHT, Geoffrey Bower ressaltou a importância de Albert Einstein nos descobrimentos atuais. “Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral”, aponta o cientista.

Leia mais: Bolsonaro "não sabe trabalhar, investir ou fazer política econômica", diz Lula

‘Xtage’: XP anuncia plataforma voltada à negociação de criptomoedas para 2022

“Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia", completa Bower.

As imagens e os demais resultados do projeto EHT foram publicados na edição de hoje da revista científica The Astrophysical Journal Letters. O grupo de cientistas informou a descoberta simultaneamente nos Estados Unidos, Chile, Alemanha, México, Japão, China e Taiwan, através de entrevistas coletivas.