O governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) nomeou, nesta quinta-feira (12), o médico infectologista David Uip como secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.
Uip será responsável por integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e de medicamentos para combate a doenças infecciosas. O decreto com a nomeação será publicado na sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado.
“Em nome da população, agradecer ao Dr. David Uip pela colaboração voluntária que deu à população de São Paulo iniciando, coordenando e instituindo o Centro de Contingência no início do período da pandemia de Covid-19”, disse Rodrigo Garcia.
Leia também: "Quem trata de eleição são forças desarmadas”, afirma presidente do TSE
“Teremos uma rede estratégica de soluções em saúde que permitirá a otimização de instituições de reconhecida excelência, mas que hoje possuem atuação isolada e sem coordenação única contra pandemias, epidemias e combate às doenças infecciosas. Isso permitirá oferecer vigilância de alta performance, aliada a uma rede de pesquisa e de laboratórios de saúde pública, ensino e produção de medicamentos e vacinas que proporcione a disseminação das melhores práticas”, declarou David Uip.
Ele destaca que a nova estrutura do Governo de São Paulo promoverá o reposicionamento de órgãos que já exercem importante papel no combate a pandemias e epidemias, o que irá viabilizar a potencialização de suas ações e o aprofundamento de suas capacidades.
David Uip é formado pela Faculdade de Medicina do ABC (atual Centro Universitário FMABC), em Santo André, com especialização – mestrado e doutorado – em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É também professor livre-docente da FMUSP.
Leia também: A virtude e o neopuritanismo são temas do Linhas Cruzadas desta quinta-feira (12)
Foi diretor da Casa da Aids do HCFMUSP, diretor-executivo do Incor (Instituto do Coração), diretor-técnico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e secretário de Estado da Saúde. Para assumir a nova secretaria, Uip se licencia temporariamente do cargo de reitor do Centro Universitário de Medicina do ABC.
REDES SOCIAIS