Câmara solicita que prefeito de Manaus explique gastos de R$100 mil em viagem
Prefeitura informou que a viagem tinha o objetivo de incentivar o turismo na capital amazonense
13/05/2022 16h34
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) solicitou o requerimento que obriga o prefeito David Almeida (Avante) a explicar, em até 15 dias, os gastos de mais de R$ 100 mil de dinheiro público durante viagem à Barcelona, na Espanha, para participar de uma maratona.
Caso não detalhe as despesas solicitadas pela CMM, o prefeito pode ferir a lei de responsabilidade e ter as contas reprovadas por esse caso, conforme a Lei Orgânica do município. O prazo de 15 dias pode ser estendido por mais cinco dias úteis.
Leia também: Lula segue na frente de Jair Bolsonaro, segundo pesquisa Ipespe
Mundialmente conhecida, a corrida aconteceu no último final de semana. O prefeito fez diversas publicações em suas redes sociais para divulgar a sua participação no evento. Entretanto, no Diário Oficial do Município (DOM), aparece apenas o registro de afastamento de dois secretários municipais para a ida à Barcelona. A medida foi criticada por especialistas.
Segundo o vereador Amom Mandel (Cidadania), o montante desembolsado pela prefeitura seriam poderiam custear a viagem de pelo menos 10 atletas ou ser investidos em obras de asfaltamento.
REDES SOCIAIS