Diante do aumento de casos de uma hepatite misteriosa, o Ministério da Saúde montou uma Sala de Situação para monitorar o cenário. O grupo irá acompanhar e investigar os casos relatados para a ajudar a identificar as possíveis causas da doença.
Todos os dados obtidos pela Sala de Situação serão compartilhados com entidades internacionais, que também trabalham para encontrar as causas dessa hepatite. Até o momento, a origem é desconhecida.
O grupo será formado por técnicos do ministério, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e outros especialistas convidados. Ela funcionará todos os dias da semana e irá padronizar as informações e o fluxo de notificações em secretarias estaduais e municipais de saúde.
Até a última sexta-feira (13), a pasta recebeu a notificação de 44 casos em nove estados diferentes. Ainda há 23 que aguardam confirmação.
Leia também: "Vamos garantir a democracia com eleições limpas, transparentes e urnas eletrônicas”, diz Moraes
A ocorrência de hepatite em crianças saudáveis é considerada incomum pelas agências de saúde e especialistas. Isso porque nenhum dos vírus causadores da doença foi detectado nos pacientes.
O que é hepatite?
Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por infecções virais e até o consumo excessivo de álcool, assim como alguns medicamentos e substâncias tóxicas.
Existem cinco vírus conhecidos que causam a hepatite: A, B, C, D e E. Além destes cinco, há a hepatite autoimune, em que o próprio sistema imunológico do corpo ataca o fígado.
Leia também: Pelo menos 348 suspeitas de hepatite em crianças são investigadas no mundo, segundo OMS
REDES SOCIAIS