Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Ministério da Saúde
Flickr/Ministério da Saúde

Diante do aumento de casos de uma hepatite misteriosa, o Ministério da Saúde montou uma Sala de Situação para monitorar o cenário. O grupo irá acompanhar e investigar os casos relatados para a ajudar a identificar as possíveis causas da doença.

Todos os dados obtidos pela Sala de Situação serão compartilhados com entidades internacionais, que também trabalham para encontrar as causas dessa hepatite. Até o momento, a origem é desconhecida.

O grupo será formado por técnicos do ministério, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e outros especialistas convidados. Ela funcionará todos os dias da semana e irá padronizar as informações e o fluxo de notificações em secretarias estaduais e municipais de saúde.

Até a última sexta-feira (13), a pasta recebeu a notificação de 44 casos em nove estados diferentes. Ainda há 23 que aguardam confirmação.

Leia também: "Vamos garantir a democracia com eleições limpas, transparentes e urnas eletrônicas”, diz Moraes

A ocorrência de hepatite em crianças saudáveis é considerada incomum pelas agências de saúde e especialistas. Isso porque nenhum dos vírus causadores da doença foi detectado nos pacientes.

O que é hepatite?

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por infecções virais e até o consumo excessivo de álcool, assim como alguns medicamentos e substâncias tóxicas.

Existem cinco vírus conhecidos que causam a hepatite: A, B, C, D e E. Além destes cinco, há a hepatite autoimune, em que o próprio sistema imunológico do corpo ataca o fígado.

Leia também: Pelo menos 348 suspeitas de hepatite em crianças são investigadas no mundo, segundo OMS