A Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo (15), após sessão especial, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) como novo governador tampão do estado. Junto com o médico José Wanderley Neto (MDB), a chapa terá mandato até 31 de dezembro.
Dantas foi eleito com votos de 21 deputados. Davi Maia (União), Cabo Bebeto (PL), e Danúbia Barbosa (Avante) tiveram um voto cada um. O deputado Antônio Albuquerque (PTB) votou branco. Dois deputados faltaram à sessão.
Leia também: Alunos que estudam fora do país recebiam até R$ 5 mil para serem 'mulas' de traficantes estrangeiros
Após a eleição, o novo governador criticou os parlamentares que tentaram adiar as eleições indiretas no estado.
"Tentaram golpear nossa democracia tentando desestabilizar Alagoas. Fizeram chicana com o processo", disse.
Atraso nas eleições
As criticas do governador eleito aconteceram por conta dos atrasos e decisões judiciais que aconteceram nas últimas semanas. A votação deveria acontecer há 13 dias.
Os deputados deveriam ter votado no dia 2 de maio, mas foi adiado por conta de uma decisão do ministro Luiz Fux, presidente do STF, que acolheu um pedido do PP. A sigla reclamou da inconstitucionalidade de a eleição ter inscrição de candidaturas e votação separada para governador e vice.
Leia também: Bolsonaro rebate ao ser questionado sobre troca no comando da Petrobras: “Pergunta para o Sachsida”
Além disso, foi exigido que apenas filiados a partidos políticos pudessem se inscrever, seguindo preceitos inelegibilidade da Lei Eleitoral.
Dessa maneira, o edital foi cancela e a Assembleia precisou alterar as regras do texto para que a eleições pudesse acontecer.
REDES SOCIAIS