Notícias

Toffoli rejeita pedido de Bolsonaro para investigar Alexandre Moraes por abuso de autoridade no STF

Segundo o ministro, nenhum dos magistrados apontados pelo chefe do Executivo cometeu crime


18/05/2022 16h12

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quarta-feira (18) uma ação protocolada na Corte pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes por suposto abuso de autoridade.

Segundo o ministro, nenhum dos magistrados apontados pelo chefe do Executivo cometeu crime. "Os fatos descritos na 'notícia-crime' não trazem indícios, ainda que mínimos, de materialidade delitiva, não havendo nenhuma possibilidade de enquadrar as condutas imputadas em qualquer das figuras típicas apontadas", disse Toffoli.

Leia mais: Comissão da Câmara convida ministro de Minas e Energia para explicar plano de privatização da Petrobras

O mandatório questiona a inclusão de seu nome no inquérito das fakes news, que acontece na Corte e tem como relator o ministro Moraes. O presidente assinou em 9 de maio a procuração para que o advogado Eduardo Magalhães, do Paraná, entrasse com a ação na Corte.

O inquérito das fake news apura notícias falsas, ofensas e ameaças contra os ministros do Supremo. Segundo Bolsonaro, o nome dele continua no inquérito mesmo após a Polícia Federal (PF) concluir que o chefe do Executivo não cometeu crimes ao falar da segurança do processo eleitoral durante uma live.

“O Estado Democrático de Direito impõe a todos deveres e obrigações, não se mostrando consentâneo com o referido enunciado a tentativa de inversão de papéis, transformando-se o juiz em réu pelo simples fato de ser juiz”, afirmou Toffoli.

“Nesse mesmo sentido, deve-se ressaltar que os recursos contra atos praticados por Ministros da Suprema Corte nos inquéritos ou nas ações penais são apreciados pelo Colegiado, que, inclusive, já teve a oportunidade de se debruçar sobre algumas das questões aqui ventiladas, não se podendo admitir que a “notícia-crime” seja utilizada como sucedâneo de recurso ou como maneira de se ressuscitar questões já apreciadas e sedimentadas por esta Suprema Corte”, acrescentou o ministro.

Ainda nesta quarta, o presidente do STF, Luiz Fux, saiu em defesa de Moraes. O ministro disse que Alexandre de Moraes conduz com "extrema seriedade e competência" as investigações.

“Desde 2019, também o ministro Dias Toffoli, para enfrentar não só a desinformação, mas digamos assim, verdadeiros ataques ao STF, ele instaurou aqui o inquérito que esteve e está em ótimas mãos na relatoria de Vossa Excelência, ministro Alexandre de Moraes, que tem conduzido os trabalhos com extrema seriedade e competência, que reconheço em público", destacou.

Leia também: Prefeitura realiza campanha de vacinação na Avenida Paulista até 20 de maio

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Toffoli rejeita pedido de Bolsonaro para investigar Alexandre Moraes por abuso de autoridade no STF

Pfizer planeja enviar à Anvisa dados para terceira dose da vacina contra Covid-19 em crianças

Prefeitura realiza campanha de vacinação na Avenida Paulista até 20 de maio

Dois agentes da PRF são mortos a tiros em trecho da BR-116 em Fortaleza

Esta Manhã: TV Cultura estreia novo jornal multiplataforma em junho