Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A Polícia Federal (PF) avalia entrar na Terra Indígena Baú, no Pará, onde o povo Kayapó diz ter detido garimpeiros que tentavam reativar uma mineração ilegal. De acordo com apuração da TV Liberal, as autoridades planejam uma operação na terra neste domingo (22).

A ação de retirada dos invasores será feita a partir da “Operação Guardiões do Bioma”, que combate o desmatamento ilegal nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

No último sábado (21), líderes indígenas do povo Kayapó afirmaram que um grupo de garimpeiros foi detido em sua aldeia. Segundo uma das lideranças, nove garimpeiros foram pegos.

Organizações indígenas entraram em contato com os Kayapó e pediram a ida de equipes da Polícia Federal para deter os invasores.

Leia também: Bolsonaro é criticado por ‘sair de casa’ para ver Elon Musk; ‘qualquer chefe de Estado faria o contrário’

Ainda de acordo com os líderes Kayapó, os garimpeiros tinham planos para chegar até um segundo garimpo na região, conhecido como Pista Velha. Neste local, alguns indígenas estariam ajudando os invasores.

Em nota, o Ministério Público Federal teme um conflito violento entre os próprios indígenas diante dessa situação, e diz que monitora a situação na Terra Indígena Baú.