Notícias

Três doses da vacina da Pfizer em crianças menores de cinco anos mostram forte resposta imunológica

O estudo incluiu mais de 1.500 crianças, que receberam a dose durante o período da variante ômicron


23/05/2022 13h30

Três doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19 mostram uma forte resposta imunológica e são seguras em crianças de seis meses a cinco anos, segundo as fabricantes Pfizer e BioNTech. Os laboratórios afirmaram nesta segunda-feira (23) que terminarão de enviar os dados dos testes à Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos similar à Anvisa, nesta semana.

De acordo com o comunicado das empresas, os níveis de anticorpos identificados um mês após a terceira dose mostraram que a vacina produziu uma resposta imune semelhante a duas doses em jovens de 16 a 25 anos. A eficácia da vacina foi de 80,3%, segundo uma estimativa preliminar.

O estudo incluiu 1.678 crianças que receberam a terceira dose durante o período da variante ômicron. 

“Esses dados de segurança, imunogenicidade e eficácia de primeira linha são encorajadores, e esperamos concluir em breve nossas submissões aos reguladores globalmente, com a esperança de disponibilizar esta vacina para crianças mais novas o mais rápido possível, sujeita à autorização regulatória”, disse o presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado.

As duas doses iniciais foram administradas com três semanas de intervalo e a terceira dose foi administrada pelo menos dois meses após a segunda dose.

Crianças menores de cinco anos ainda não estão elegíveis para a vacinação contra a doença. A imunização para essa faixa etária foi adiada quando os resultados de duas doses da vacina Pfizer não forneceram o nível de proteção esperado. 

O Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados (VRBPAC) da FDA tem reuniões agendadas para junho para discutir atualizações de autorizações de uso emergencial. A decisão pode tornar crianças mais jovens elegíveis para vacinação com as vacinas da Moderna ou da Pfizer.

GettyImages

Leia mais: João Doria desiste de concorrer à presidência da RepúblicaPaola Carosella diz que quem apoia Bolsonaro "é um escroto ou é burro"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três doses da vacina da Pfizer em crianças menores de cinco anos mostram forte resposta imunológica

Queiroga defende fortalecimento do SUS na Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra

João Doria desiste de concorrer à presidência da República

Paola Carosella diz que quem apoia Bolsonaro "é um escroto ou é burro"

“Farra dos panetones”: André Mendonça, do STF, anula condenação de José Roberto Arruda