Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O cantor, compositor, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil, é o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (23).

A diretora televisiva, Amora Mautner, põe na roda uma pergunta enviada por seu pai, e questiona Gilberto Gil de forma sucinta e emocionada sobre questão de ancestralidade mencionada por Amora e Fióti, artista e produtor m. E pergunta "até quando esperaremos pela segunda abolição?"

Leia também: “Aspecto mais relevante da minha na presença na ABL é a cultura popular”, diz Gilberto Gil

"Claro que te a espera porque ela não se deu plenamente no tempo" responde Gil, e complementa "Mas tem o outro sentido a espera, o sentido do movimento, dinâmico. A espera pela confecção, e eu acho que apesar de tudo, nós temos, cada vez mais, produzido no Brasil as condições para a plenitude da abolição. O surgimento de movimentos negros (...) O acolhimento aos projetos, aos processos emancipadores da cultura negra". 

Veja o trecho completo:


Gil ainda complementa sua fala, voltando a pergunta feita por Amora Mautner "seu pai pergunta sobre até quando esperar, parece que o movimento desaparecerá, mas estamos em movimento. A gente vai ter margem para o trabalha abolicionista ainda por muito tempo". 

Assista ao programa na íntegra:


Leia também: "Esses elementos todos foram destruídos" diz Gilberto Gil sobre instituições culturais no país

Participam da bancada de entrevistadores João Marcello Bôscoli, produtor musical, Evandro Fióti, artista e CEO da Lab Fantasma, a diretora artística Amora Mautner, a comunicadora Sarah Oliveira, e Djamila Ribeiro, escritora e mestre em Filosofia.