Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter

Roneys Fon Firmino Gomes foi acusado de ter matado, pelo menos, seis mulheres, e desde 2015 está cumprindo pena na Penitenciária de Maringá. O homem é conhecido como o Maníaco da Torre, e é considerado um dos maiores assassinos em série do Paraná.

O homem de 47 anos já foi condenado pela morte de duas mulheres, todas garotas de programa, assim como o resto de suas vítimas. O assassino foi considerado culpado pelas mortes de Edinalva José da Paz, de 19 anos, e Silmara Aparecida de Melo, de 33 anos.

Somadas, suas penas já somam mais de 43 anos de reclusão. Nos próximos dias, mais três júris populares irão acontecer para julgar a morte das outras mulheres que passaram pelas mãos do assassino.

Leia mais: Bolsonaro é julgado pelo Tribunal Permanente dos Povos nesta terça-feira (24)

O primeiro deles acontece nesta terça-feira (24), em Maringá, e os outros dois devem acontecer nos primeiros dias de junho.

A alcunha nada elogiosa vem do modus operandi de seus assassinatos. O serial killer matava prostitutas durante o ato sexual por estrangulamento, e depois abandonava seus corpos nus, com a barriga para cima, embaixo de torres de transmissão de energia.

À polícia, Roneys confessou pelo menos seis assassinatos, e disse que depois dos crimes ele colocava a mão na barriga delas, rezava e pedia perdão a Deus.

Durante investigações, o assassino em série confessou também que quando matava as prostitutas, projetava nelas a imagem da própria mãe. O promotor Edson Cemensati, responsável pelo caso, acredita que isso seria reflexo de algum trauma que começou na infância.

Leia também: Etias: Conheça a nova autorização que será exigida em viagens para a Europa

Contudo, o agente reafirma que a justificativa não retira o caráter criminoso das atitudes do maníaco.

Em 2020, um laudo psiquiátrico confirmou que Roneys Fon era “imputável à época dos fatos”, ou seja, ele tinha plena consciência do que estava fazendo quando assassinou as suas vítimas. Acredita-se que o número total de mulheres mortas pelo homem possa chegar à 13, número de vítimas encontradas dessa mesma forma por toda Maringá no período que esteve ativo.

O laudo também categorizou o assassino como portador de “transtorno de personalidade antissocial”. A conclusão partiu da indiferença apresentada pelo homem em ter empatia pelos sentimentos alheio, além da pouca importância dada para regras de convivência em uma sociedade.