Notícias

TSE aprova criação de federação partidária entre PT, PC do B e PV

Essa é a primeira federação aprovada pela corte eleitoral; siglas irão atuar como um partido único pelos próximos quatro anos


24/05/2022 21h40

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o pedido de criação de uma federação partidária entre PT, PC do B e PV. Dessa maneira, as siglas funcionam como um único partido no Congresso, dividindo Fundo Partidário, tempo de televisão e unificando o conteúdo programático.

O pedido de federação entre as siglas foi enviado ao TSE em abril. Os partidas nomearam a união entre eles como “Brasil da Esperança”.

Durante o julgamento da criação da federação, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que as federações são um instrumento importante para o fortalecimento dos partidos.

"Não é possível que nosso sistema eleitoral permaneça com esse número excessivo de partidos com e sem representação no Congresso", disse o ministro.

Leia também: Senado aprova medida que autoriza renegociação de dívidas do Fies

Nos próximos dias, o TSE analisará outros dois pedidos de federação partidária. Um entre PSOL e Rede, e outro entre PSDB e Cidadania.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado aprova medida que autoriza renegociação de dívidas do Fies

Roda Viva: Já em 1996, Gil falava sobre racismo e os limites da liberdade de expressão

Henry Borel: Bolsonaro sanciona PL que torna hediondo homicídio contra crianças

Aras diz que colega não é "digno de respeito" em sessão de conselho do MP

Eduardo Leite diz ser natural discutir apoio a Simone Tebet e que está focado no RS